Como Fazer para Reduzir a Conta de Luz

Pequenas atitudes cotidianas fazem bem para o bolso e para o planeta. É preciso reduzir o consumo de energia elétrica.

Apesar de ser uma invenção relativamente recente – o uso doméstico e comercial da energia elétrica tem pouco mais de 150 anos –, é impossível pensar a vida moderna sem eletricidade. Basta imaginar por um momento a indisponibilidade total de eletrodomésticos, eletrônicos, lâmpadas, etc. Seria um caos absoluto.

No entanto, é fundamental reduzir o consumo, não apenas para baixar o valor da conta de luz no mês, mas também para garantir a sustentabilidade. O Brasil está passando por uma séria crise energética, especialmente na região Sudeste e este é um motivo a mais para poupar eletricidade.

conta de luz diminuir

Como Reduzir o Consumo de Energia Elétrica

Alguns eletrodomésticos e eletrônicos são os “vilões” do consumo de energia elétrica doméstica. Uma única televisão pode comprometer 10% da eletricidade gasta a cada mês. Com algumas atitudes simples, porém, é possível reduzir este percentual. O aparelho deve ficar desligado sempre que o ambiente estiver vazio e o acionamento automático por controle remoto deve ser evitado, especialmente à noite.

Os modelos mais modernos são mais econômicos. No momento de escolher uma nova TV, é necessário dar preferência aos aparelhos equipados com timer. Vale lembrar que o sinal analógico deixará de ser transmitido no país em junho de 2016.

O consumo de energia elétrica dos refrigeradores é ainda maior: 30% da conta de luz. Para reduzir, instale o eletrônico em local ventilado, longe do fogão, não forre as prateleiras (para facilitar a circulação do ar frio) e coloque ou retire os alimentos de uma única vez, para evitar que a porta fique aberta sem necessidade.

o que gasta mais energia

Não guarde alimentos ainda quentes no refrigerador, nem embalagens de papel ou papelão. Verifique regularmente a borracha de vedação (basta fechar a porta com uma folha de papel, que não pode escorregar). Não desligue a geladeira à noite: ela precisará de mais energia elétrica para recuperar a temperatura fria.

Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores devem ser dimensionados de acordo com o tamanho dos ambientes. Evite ligá-los sem necessidade, em dias frios ou de temperatura amena. Limpe regularmente o filtro do ar-condicionado e, caso ele seja instalado em local com exposição ao Sol, providencie uma proteção.

Apesar de representar apenas 6% da conta de luz, o ferro elétrico também pode ajudar na redução na conta de luz. Junte o máximo de roupas que puder antes de ligar o eletrodoméstico, na graduação indicada para o tecido. Deixe as peças mais leves para o final, que podem ser passadas com o aparelho desligado.

Nas lavadoras e secadoras de roupas, vale o mesmo princípio: acumule peças no peso equivalente à capacidade das máquinas. Use a quantidade de sabão e amaciante indicada pelo fabricante, para não provocar sobrecarga e limpe sempre o filtro.

Com relação à iluminação dos ambientes (20% do consumo de energia elétrica), escolha a potência de acordo com a utilização. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes ou de LED: são mais caras, mas apresentam maior vida útil do que as incandescentes, que estão gradualmente sendo retiradas do mercado.

O chuveiro consome muita eletricidade: 25% do total, em uma casa com quatro pessoas. O tempo do banho deve ser reduzido para cinco minutos diários e, se possível, o intervalo entre 17h e 22h deve ser evitado: é o pico do consumo de energia elétrica. Deixe o chuveiro desligado quando for se ensaboar ou fazer a barba e deixe o equipamento na posição “verão” pelo máximo de tempo possível: a posição “inverno” consome 30% a mais.

economizar na conta de luz

Mais cuidados para economizar na conta de luz

Evite sempre que possível o uso dos benjamins, para que não ocorram sobrecargas. Nunca deixe fios desencapados ou mal emendados nas instalações elétricas da residência: além de aumentarem o consumo de energia elétrica, eles são um grande risco, especialmente para as crianças.

Ao comprar um novo aparelho elétrico, verifique a potência e dê preferência aos produtos identificados com o selo da PROCEL de Economia de Energia. É possível comparar a eficiência energética de diversos modelos.

Ao sair para viagens longas, esvazie o refrigerador e o freezer, retire todos os aparelhos elétricos da tomada e desligue a chave geral de eletricidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *