Como Fazer um Filtro dos Sonhos

O filtro dos sonhos é uma teia que aprisiona as energias negativas. Aprenda a fazer o objeto.

De acordo com a tradição, o filtro dos sonhos é um objeto esotérico que tem a capacidade de separar os bons sonhos das energias maléficas que possam nos assediar durante o repouso noturno. É semelhante a uma teia de aranha: os aspectos positivos conseguem passar pelo orifício central, enquanto os negativos ficam presos nos fios.

filtro dos sonhos tutorial

O filtro dos sonhos é originário de indígenas Ojibwe, da região dos Grandes Lagos (fronteira do Canadá e EUA), mas já faz bastante sucesso no Brasil. Este grupo nativo acredita que todos os sonhos contêm uma mensagem, mas é preciso afastar as más influências. O objeto é especialmente afixado nas camas de bebês e crianças.

Os arcos do filtro dos sonhos representam a viagem do Sol pelo firmamento. Para os Ojibwe, os sonhos ruins são capturados e destruídos com os primeiros raios da estrela, ao amanhecer. Estes índios trabalham com ramos de salgueiro para confeccionar os círculos místicos.

filtro dos sonhos

Como Fazer um Filtro dos Sonhos

Para fazer um filtro dos sonhos, que também serve como objeto de decoração, é necessário providenciar o seguinte material (praticamente tudo pode ser encontrado em armarinhos):

  • bastidores de madeira ou metal – são peças em forma de círculo, utilizadas para bordado;
  • fios de seda e pingentes de fios de seda;
  • fios de sisal;
  • contas de madeira;
  • lantejoulas coloridas de tamanhos variados;
  • penas sintéticas pequenas;
  • sianinhas (fitas elásticas onduladas ou em ziguezague) e galões (tecidos espessos no formato de fitas, para arremate de vestuário ou do mobiliário);
  • tesoura, agulha e cola quente.

Modo de confeccionar o filtro dos sonhos

Pegue as sianinhas e galões e enrole-os nos bastidores, até forrá-los por completo. Arremate com um nó bem firme. Se preferir, use cola quente para fixar as fitas.

Inicie a formação da teia a partir do nó de arremate, com os fios de sisal e de seda. Mantenha os fios do filtro dos sonhos a distâncias regulares e deixe uma folga de um centímetro, para não correr riscos de rompimento.

Com todos os bastidores unidos, verifique se há necessidade de prender outros raios, para que o filtro dos sonhos fique uniforme. No centro do objeto, mantenha um aro menor sem nenhuma decoração – é o orifício por onde passarão os sonhos bons.

+ Leia: Porque Temos Pesadelos: O que é um Pesadelo?

Prenda um aro menor, para que o filtro dos sonhos possa ser pendurado. O ideal é localizá-lo na cabeceira da cama.

Decore o filtro dos sonhos com as penas, contas de madeira, lantejoulas e pingentes de fios de seda. O critério da decoração fica a cargo do artesão: esta é a hora de usar toda a criatividade e mentalizar pensamentos positivos, para que o objeto possa cumprir as suas funções. Muitas pessoas utilizam filtros dos sonhos como brincos e pingentes.

como fazer filtro dos sonhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *