Como Fazer Cursos Gratuitos Online pela Internet

A internet é um canal excelente para fazer cursos gratuitos. Veja onde estudar online.

Hoje em dia, a distância e a falta de tempo não são mais justificativas para deixar de estudar. A capacitação profissional é muito importante para se manter ativo no mercado de trabalho e, mesmo para desenvolver um hobby, como artesanato ou culinária, é possível fazer cursos gratuitos online.

Como Fazer Cursos Gratuitos Online

cursos gratuitos online

A internet eliminou distâncias. Os chamados cursos livres (idiomas, artes e artesanato, educação continuada, reforço escolar – inclusive para quem vai prestar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, empreendedorismo, educação de jovens e adultos e muitos outros) dispensam a presença nas escolas mesmo para as avaliações.

A educação à distância (EAD) também oferece cursos gratuitos de nível médio e superior. Nestes casos, é necessário comparecer à escola ao menos uma vez por semana, para as atividades em sala de aula, laboratórios, bibliotecas, seminários, provas, etc.

Entre as principais dos cursos online, destaca-se a versatilidade: é possível assistir às aulas em qualquer horário, sem necessidade de deslocamentos.

Além disto, parte deles ministra aulas pré-gravadas e, desta forma, uma vez efetuada a matrícula (e confirmado o pagamento, no caso dos cursos pagos), é possível dar início imediato às atividades. Basta ter um computador conectado à rede mundial em casa, no serviço, em lan-houses ou em telecentros.

Cursos Online

fazer cursos online gratuitos

Mesmo os cursos online pagos oferecem boas condições para os interessados. São escolas virtuais, sem necessidade de espaço físico para as atividades (no caso de cursos livres), ou apenas de espaço reduzido (para os cursos regulares).

Com isto, os custos com insumos básicos (energia, água, etc.), professores, instrutores, pessoal administrativo e até mesmo limpeza ficam reduzidos, possibilitando a prática de preços mais baixos em relação aos cursos presenciais.

Algumas escolas online, como a Cursos 24 Horas, Buzzero e iPed oferecem centenas de opções de cursos online, inclusive com a expedição de certificados de conclusão. Parte destes cursos, especialmente os dirigidos aos iniciantes, é gratuita.

Acesse:

cursos gratis online

O que estudar?

Os interessados em ampliar suas capacidades e qualificações encontram uma infinidade de cursos gratuitos online. Jovens em busca do primeiro emprego podem estudar atividades administrativas (DP, contabilidade, atendimento ao público, telemarketing, etc.).

Os desempregados e as pessoas que querem se reposicionar no mercado de trabalho têm muitas opções, de mecânica automotiva a publicidade e propaganda, de informática a idiomas.

Quem quer apenas desenvolver um hobby pode se aprimorar em culinária, corte e costura, artesanato, pintura em tela ou tecido, psicologia infantil, estética (maquiagem, cortes e penteados, massagens, limpeza facial, etc.). o importante é encontrar uma boa escola virtual, conferir depoimentos de ex-alunos e verificar eventuais reclamações em sites de serviços de defesa do consumidor.

fazer cursos grátis

Cursos de Empreendedorismo Grátis

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – oferece mais de 30 cursos gratuitos online para os empreendedores que decidem deixar o emprego remunerado com carteira assinada para dedicar-se a uma atividade, seja em uma pequena empresa, seja como microempreendedor individual.

+ Acesse: https://ead.sebrae.com.br/cursos

Participar destas atividades é muito importante para garantir a saúde financeira das empresas. De acordo com um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicado no início de 2016, mais da metade (52,5%) das organizações que abriram as portas em 2009 encerraram os negócios nos primeiros quatro anos.

Os cursos gratuitos online do SEBRAE abrangem diversas áreas: aprender a empreender, atendimento ao cliente, análise e planejamento financeiro, formação do preço de venda, gestão, internet para pequenos negócios, organização visual da loja, procedimentos para exportação e controle do dinheiro, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *