Como Fazer Churros recheados e deliciosos, receita fácil!

Churros são doces de origem ibérica, muito populares nos países latino-americanos. Veja como fazer churros.

O doce é muito simples. Os churros são feitos com massa-base de água e farinha de trigo, modelada em formato cilíndrico e frito em óleo, por imersão. Eles podem ser encontrados, na América, desde o México até a Argentina. Nestes países, no entanto, geralmente são vendidos sem nenhum recheio.

No Brasil, porém, em que a guloseima desembarcou “salgada”, os churros preferidos são os recheados com creme de chocolate e leite condensado, com ou sem a adição de frutas. É muito fácil encontrar churros pelas ruas da cidade, mas fazer em casa confere um toque todo especial.

churros como fazer

Como Fazer Churros?

Para fazer churros, é necessário uma máquina especial. Os equipamentos profissionais, usados em lanchonetes e food trucks, chegam a custar mais de R$ 2.000.

Para fazer churros em casa, é possível encontrar máquinas a partir de R$ 60. Elas são semelhantes a um saco de confeiteiro: basta colocar a massa de um lado e o doce sai no formato predileto do outro. Muitas lojas virtuais oferecem diversas marcas, mas é necessário pesquisar a idoneidade das empresas – tanto as fabricantes quanto as que comercializam.

Ingredientes para fazer churros

Para fazer churros, você vai precisar de:

  • uma xícara (chá) e meia de leite
  • meia xícara (chá) de água
  • duas colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
  • duas xícaras (chá) de farinha de trigo
  • uma colher rasa (café) de sal
  • óleo para fritar
  • canela e açúcar para polvilhar

Além destes ingredientes, é necessário pensar no recheio. Os churros podem ser recheados apenas com doce de leite ou creme de chocolate.

Para incrementar os churros, contudo, uma boa opção é o brigadeiro de colher. Para prepará-los, você vai precisar de:

  • uma lata de leite condensado
  • uma colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
  • 200 ml (uma caixa pequena) de creme de leite
  • duas colheres (sopa) de achocolatado
  • uma barra (150 gramas) de chocolate meio amargo

como fazer churros

Modo de preparo

A massa é bastante simples. Basta levar ao fogo brando a água, a manteiga, o sal e o açúcar, até que a manteiga esteja totalmente derretida.

Adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre misturando, para não empelotar. Cozinhe a massa dos churros por três minutos aproximadamente. Retire a mistura do fogo, espere amornar e amasse um pouco, como se estivesse sovando massa de pão.

Modele os churros e frite os doces em óleo quente (quem não tem a máquina pode usar um saco de confeiteiro com bico proporcional ao tamanho desejado dos doces – os minichurros fazem sucesso em festas infantis). Depois de prontos, coloque-os sobre um refratário forrado com papel absorvente, para retirar o excesso de gordura. Faça um furo no meio da massa (no sentido longitudinal) e introduza o recheio.

churros

O brigadeiro de colher

Coloque o leite condensado, o creme de leite e o achocolatado em uma panela. Se quiser usar chocolate em barra, derreta-as no forno micro-ondas ou em banho-maria.

Leve a mistura ao fogo brando, mexendo sempre até chegar ao ponto de fervura. O ponto ideal é mais cremoso do que o do brigadeiro clássico: a cobertura deve escorrer da colher. Desligue o fogo e, se quiser, incremente com cereja, morango, creme de avelã, cenoura – tudo o que a imaginação desejar.

Antes de rechear, espere a mistura esfriar. Depois disto, basta servir para a família e os amigos. Lembre-se de comer com moderação, pois os churros são doces fritos em óleo vegetal e, portanto, muito calóricos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *