Como Fazer Bolinho de Arroz – Receita Simples e Fácil

Esta é uma boa forma de aproveitamento dos restos de comida. Aprenda a fazer bolinho de arroz.

O bolinho de arroz é uma presença constante e bastante antiga nas refeições de diversas partes do mundo. O grão está presente na maioria das mesas (no Brasil, é difícil encontrar quem dispense um prato de arroz com feijão).

É possível fazer bolinho de arroz, evidentemente, com arroz fresco e recém-cozido. No entanto, como sempre sobra um pouco dos grãos no fundo da panela, é possível utilizá-los. Afinal, eles já estão prontos, temperados, representam economia e ajudam a reduzir o desperdício.

bolinho de arroz

Receita de Bolinho de Arroz

Bolinho de arroz tradicional

Você vai precisar de:

  • duas xícaras (chá) de arroz cozido
  • dois ovos inteiros
  • meia xícara (chá) de leite
  • farinha de trigo até dar ponto
  • uma cebola média picada
  • meia xícara (chá) de cebolinha
  • sal a gosto
  • queijo ralado a gosto

O queijo ralado é opcional, utilizado para quando o bolinho de arroz for feito para consumo imediato. Do contrário, o queijo deixa o salgadinho com textura “borrachuda”.

“Farinha até dar ponto” significa deixar a massa uniforme (os grãos de arroz ficam ressaltados), incorporando todos os ingredientes. O “ponto” permite retirar a massa em colheradas, que podem ser modeladas com os dedos.

Como Fazer Bolinho de Arroz

1- Em uma tigela, misture todos os ingredientes. A farinha de trigo entra por último.

2- Misture vigorosamente, certificando-se de que não fiquem bolotas de arroz ou de farinha.

3- Aqueça o óleo vegetal de sua preferência e comece a colocar colheradas de massa para fritar o bolinho de arroz. O salgadinho deve ser virado enquanto está mergulhado no óleo fervente, para ser frito uniformemente, e retirado quando adquirir uma cor dourada.

4- Retire os bolinhos de arroz da frigideira e coloque-os em uma travessa forrada com papel absorvente, para eliminar o excesso de óleo. Sirva acompanhado por legumes no vapor e carne grelhada (filés de carne bovina, peito de frango ou peixe).

como fazer bolinho de arroz

Variações de bolinhos de arroz

O bolinho de arroz pode ser saudável, uma boa notícia para quem quer (ou precisa) eliminar o excesso de frituras na dieta. Para tanto, a massa precisa ficar mais consistente.

Fazer bolinho de arroz assado também requer fermento químico em pó (meia colher de chá é suficiente para esta receita). Unte uma assadeira com óleo, pré-aqueça o forno a 180°C e coloque os bolinhos para assar durante 20 minutos, ou até que eles estejam dourados.

O bolinho de arroz, seja frito, seja assado, pode ganhar sabor e aroma mais sofisticados. A iguaria pode ser recheada com queijo (experimente utilizar dois tipos, como mozarela picada e parmesão ralado) ou tomate picado e temperado com orégano, sálvia ou manjericão (o tomate precisa ser frito previamente, porque a fruta junta muita água).

O bolinho de arroz aceita vários tipos de recheio (os sabores mais agradáveis são encontrados com o método da tentativa e erro). Basta furar os bolinhos modelados com o cabo de uma colher de café, introduzir o recheio e apertar a abertura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *