Como Fazer Pulseiras Estilosas de Couro, Elástico, Escama

É um passatempo e também pode ser uma atividade lucrativa. Saiba como aprender a fazer pulseiras nesse artigo completo com fotos e vídeo ensinando passo a passo.

É possível fazer pulseiras de couro, de metal (inclusive fios de cobre), de elástico (que estão na moda entre os adolescentes), de linha de bordado… É a criatividade quem manda. O artesanato é uma excelente maneira de se distrair e relaxar e pode ser uma fonte alternativa de renda.

Existem muitos sites gratuitos que oferecem receitas de pulseiras de diversos tipos. Basta fazer uma pesquisa rápida para encontrar o tipo ideal para qualquer pessoa. Há modelos masculinos, femininos, infantis, para usar juntamente com o relógio de pulso, etc.

Como Fazer Pulseiras?

como fazer pulseira elástico

O material é relativamente barato e, por isto, é possível fazer muitas pulseiras, para combinar (ou contrastar) com o vestuário, seja o do dia a dia, seja o reservado para ocasiões especiais. As bijuterias podem valorizar bastante um look.

Elástico e garfo

Esta é a chamada pulseira escama de dragão. Basta escolher as cores: os elásticos são facilmente encontrados em armarinho. Com o material para as pulseiras adquirido, o primeiro passo é colocar um elástico em um dos dentes do garfo (inicialmente nas extremidades) e torcê-lo.

Os elásticos podem ser trançados com os dedos ou com o auxílio de uma agulha de crochê, utensílio que facilita o trabalho. Depois de torcido, o elástico deve ser trançado nos dentes de dois garfos. Em seguida, basta colocar elásticos de outras cores, sem torcê-los.

fazer pulseiras

O passo seguinte é puxar o primeiro elástico (torcido), para prender a segunda cor da pulseira. Isto deve ser feito sucessivamente, sempre prendendo o elástico solto com a cor imediatamente inferior. A imaginação dita as regras: espessura, tons, etc. Os garfos funcionam como uma espécie de tear improvisado.

pulseira como fazer

Pulseira “prova de amizade”

Geralmente, a pulseira da amizade é feita com couro ou linha de bordado e presenteada a uma pessoa especial. A ideia é trançar os fios de forma criativa, produzindo peças únicas, que podem ser entremeadas com lantejoulas, miçangas e até pedras semipreciosas.

As tiras de couro podem ser trançadas da forma mais adequada. Se você for usar linhas de bordado, lembre-se de que o ideal é escolher três ou mais cores: quanto mais tonalidades, maior será a espessura da pulseira da amizade.

As tiras e fios devem ter comprimento um pouco maior do que a distância da ponta do dedo médio ao ombro. Utilize a mesma medida para cortar os outros elementos da pulseira. Amarre as linhas ou tiras em uma das extremidades e prenda-as, com um alfinete, em uma superfície plana (pode ser uma placa de isopor).

Espalhe os fios na ordem das cores (ou padrões do couro). Tente não passar muitas tiras umas sobre as outras, para que a pulseira não fique muito grossa. Comece trançando apenas duas ou três linhas, amarrando-as de acordo com o padrão desejado, que deve ser mantido na mesma ordem até que a pulseira seja completada.

É possível criar vários desenhos apenas com as tranças e nós, amarrando depois de cada fio trançado ou aumentando o espaço com o aumento da trança. Para finalizar, dê um nó duplo. É importante lembrar que é necessário adquirir fechos ou deixar uma folga, para que a pulseira possa ser usada.

Outros tipos de pulseira

Para fazer uma pulseira mais espessa, é possível utilizar macramê ou crochetex, comercializados em diversos calibres (eles também são usados para fazer cintos, centros de mesa, tapetes, etc.). Além da linha, você vai precisar de fita crepe, uma tábua de madeira, pregos para fixar as linhas, régua e tesoura.

Pulseiras de macramê ficam mais bonitas com o entremeio de pedrarias ou peças de metal. A técnica é simples: basta prender os fios nos pregos fixados na madeira, de acordo com a grossura desejada. Os nós devem ser feitos com três fios trançados; as decorações podem ser inseridas após cada nó ou mais espaçadas, de acordo com o padrão desejado.

Fazer pulseiras é uma atividade prazerosa, produtiva e muito fácil. Na verdade, uma visita a um armarinho ou loja de artesanato abre infinitas possibilidades. A criatividade dá o tom e cada pessoa pode fazer as suas próprias receitas, para presentear ou abrir um pequeno negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *