Como Fazer para Clarear Manchas no Rosto

O Sol, a acne, o uso de anticoncepcionais e a gravidez podem causar manchas no rosto. Veja como clarear.

Existem várias receitas caseiras para clarear manchas no rosto. Contudo, além de aplicar as máscaras, é fundamental tomar alguns cuidados com a saúde da pele. A exposição excessiva ao Sol, ambientes poluídos, ar-condicionado, o cloro da piscina e até ansiedade e estresse são fatores que provocam o surgimento de manchas no rosto.

É importante não se descuidar do protetor solar (com fator adequado para o tom de pele). Mesmo em dias frios, chuvosos ou nublados, as aplicações são necessárias. A hidratação também ajuda a impedir a formação de sardas e manchas no rosto, que podem surgir espontaneamente, em função do aumento da produção de melanina, pigmento que determina a cor da pele.

Pessoas de pele clara têm mais propensão para desenvolver sardas e melasmas, manchas maiores e mais escuras bastante comuns em mulheres que tomam anticoncepcionais (que podem ser substituídos por outros medicamentos ou métodos de contracepção, de acordo com orientação do ginecologista), durante a gravidez e com a chegada da menopausa.

tirar manchas do rosto

Como Fazer para Clarear Manchas no Rosto

Pepino

O pepino tem ação adstringente e hidratante. Bata um fruto médio do liquidificador com uma colher (chá) de amido de milho, uma colher (chá) de azeite, uma colher (sopa) de farinha de trigo e 200 ml de água gelada. Coe a máscara com um pano limpo e aplique no rosto à noite, depois de retirar a maquiagem, deixando agir por todo o descanso noturno.

Esta máscara pode ser aplicada duas vezes por semana. Depois de clarear as manchas no rosto, repita a aplicação a cada dez dias. Nunca se exponha ao Sol com o pepino batido na pele.

Leite e mel

Esta é uma receita milenar. Consta que a rainha Cleópatra, do Egito (século I a.C.) fazia imersões diárias em leite de cabra e deixava-se massagear com mel regularmente. A máscara é fácil de fazer: misture uma xícara e meia (chá), uma colher (sopa) de mel e, para não ficar muito ralo, acrescente uma colher (sopa) de amido de milho.

Leve ao fogo em banho-maria até obter a consistência de um mingau. Espere a máscara atingir a temperatura ambiente, aplique no rosto, massageando as manchas em movimentos circulares. Deixe agir por 20 minutos, lave e aplique um hidratante. O procedimento pode ser repetido diariamente.

Ovos e limão

Bata duas claras em neve (a consistência deve ficar bem firme) e acrescente o sumo de meio limão. Aplique a máscara em dias alternados. Lembre-se: Sol e limão nunca se dão bem. Por isto, evite a exposição aos raios solares.

NUNCA PEGUE SOL COM LIMÃO NA PELE!creme para clarear rosto

Limão e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um curinga nas atividades e higiene e limpeza: serve para limpar manchas em roupas e tapetes, eliminar o mau cheiro de caixas de areia para gatos e, claro, clarear manchas do rosto. Misture uma colher (sopa) do produto com o suco de meio limão galego e mantenha a máscara em um recipiente de vidro escuro.

Lave o rosto e aplique a mistura no rosto, esfregando delicadamente sobre as manchas. Deixe agir por 30 minutos e retire o bicarbonato de sódio com limão. Aproveite para aplicar um hidratante adequado ao tipo de pele logo em seguida.

Repita a aplicação a cada dois dias, até obter os resultados desejados, que também podem ser obtido com a mistura de bicarbonato e leite de rosas, que também ajuda a clarear manchas nas virilhas e axilas.

limão queimadura de pele

Água oxigenada

Além de clarear manchas no rosto, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio) também é eficaz para eliminar manchas nas axilas e dentes. O produto indicado para o rosto é o de dez volumes e só deve ser retirado do recipiente (um frasco opaco ou escuro) no momento da aplicação; do contrário, ele perderá a eficácia.

A água oxigenada pode ser aplicada pura por várias noites seguidas (e retirada na manhã seguinte com água em abundância), até que as manchas e sardas se tornem quase invisíveis. Depois disto, a manutenção pode ser feita uma vez por semana. Tome cuidado com a exposição ao Sol, que poderá provocar queimaduras leves.

Existem muitas receitas caseiras para clarear manchas no rosto. O segredo é experimentar várias máscaras, até encontrar a mais adequada para o tom e tipo de pele. Vale lembrar que os bons resultados só serão obtidos para casos de manchas leves e moderadas. Casos mais graves precisam da avaliação de um dermatologista e a automedicação deve ser sempre evitada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *